Tuesday, December 05, 2006

38. Touro Indomável (Martin Scorsese, 1980)


Quando Jake La Motta chega ao fundo do poço, ele começa a socar a parede da cela onde está preso. É desse jeito que o boxeador reage a todas as situações na sua vida: com violência. Ok, sejamos justos: nos seus melhores dias, La Motta se limita a ser agressivo. É por isso que ele só se sente em casa dentro do ringue: ali é o único lugar onde a sua verdadeira natureza é aceita e estimulada pela sociedade. Fora do ringue, o touro furioso não se encaixa e vai progressivamente destruindo a única coisa que ainda o caracteriza como um ser humano: a relação com a família. Com a ajuda da fotografia em preto-e-branco e de uma montagem impressionante, as cenas de luta se tornam brutais e realistas. E misturado ao ruído do público sedento de sangue, ouve-se o som de animais. Martin Scorsese nunca foi fã de boxe. Não poderia haver diretor melhor para esse filme.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O de niro, gordo e ofegante no fim do filme é fantástico

10:49 AM  

Post a Comment

<< Home