Tuesday, May 02, 2006

Alguma coisa sobre a minha querida coleção de DVDs.

Encomendei mais três clássicos pra minha coleção: Glória Feita de Sangue (Kubrick), Os Pássaros (Hitchcock) e Como Era Verde o Meu Vale (John Ford). Com eles, minha prateleira tá chegando a 210 títulos. A proposta é cobrir os filmes mais marcantes da história do cinema americano, seja por popularidade ou por méritos artísticos. Os critérios que eu defini pra selecionar os filmes não passam pelo gosto pessoal. Até porque eu quero ter uma coisa histórica mesmo, eclética e abrangente. E tá funcionando. Passando os olhos pela lista dos filmes que eu selecionei até agora, o que se vê são títulos clássicos de todas as épocas e gêneros, de todos os diretores americanos importantes. A única limitação é a ausência quase total de filmes não-americanos. Isso se explica por dois motivos:
1. se eu fosse fazer uma coleção com a história do cinema mundial, ela ia ficar muito mega e provavelmente eu nunca ia conseguir nem chegar perto de completar.
2. esquece a desculpa acima: eu gosto mesmo é de cinema americano, fazer o quê?

Curiosidade: fiz um pequeno ranking dos diretores com a maior quantidade de filmes selecionados (não necessariamente já comprados).
Steven Spielberg – 11 filmes
Alfred Hitchcock – 9 filmes
Stanley Kubrick – 8 filmes
Billy Wilder – 7 filmes
John Ford – 6 filmes
Frank Capra, Howard Hawks, William Wyler, George Lucas e Joel Coen – 5 filmes cada um.

Ah…pra emprestar um DVD, a minha única exigência é conhecer a pessoa há no mínimo uns cinco anos.

1 Comments:

Blogger Marina Speranza said...

Opa, opa, opa! Velho mentiroso! Tu não me conhecia (nem me conhece) há dois anos... e já peguei alguns filmes teus... Pelo visto tu não me odiava tanto assim, né?
Pena que não sou nada de filme americano. Bem que tento, mas definitivamente gosto mesmo é de alemães, franceses e latino-americanos.

6:48 AM  

Post a Comment

<< Home